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Cronograma de postagens: como montar

Cronograma de postagens
Um calendário editorial te ajudar a se organizar de maneira estratégica.

 

Produzir conteúdo pode ser um desafio para muitos empreendedores. E neste artigo vou te mostrar um passo a passo para a montagem de cronograma de postagens para suas redes sociais, sendo que é utilizado principalmente no Instagram, blogs e Pinterest.

Então, a vantagem de trabalhar desde modo é a produção de conteúdo estratégico de forma acelerada.

Mas antes de montar o cronograma de postagens, é preciso saber com quem você está falando. Quem é o seu público alvo? Sua persona? Quais são as dores? Quais são as soluções que você pode oferecer?

Com toda clareza e esta informação, qual é o seu objetivo com o cronograma editorial? Atrair seguidores? Gerar identificação? Conversões? Em qual estágio do Funil o seu cliente está?

Mas o que é um cronograma editorial?

É um cronograma de postagens estratégicas a serem realizadas.

Passo a passo para a montagem do cronograma de postagens:

Saiba sobre o que vai falar

De acordo com a sua linha editorial ou seja o assunto/tema a ser explorado, é que você monta um cronograma de postagens. A linguagem deve conectar diretamente com o seu público.

Tempo/agenda

Assim sendo marque data para fazer o planejamento de conteúdo. Deste modo, coloque na agenda um dia para fazer o planejamento melhor ainda.

Tenha um banco de ideias

Anote tudo, por mais louca que pareça a ideia, anote, porque você pode se surpreender com as inspirações.

Pesquise e se inspire

Sendo assim, antes de produzir o conteúdo eu olho as notícias relacionadas, vejo inspirações no Pinterest, pesquiso no Youtube e no Instagram sobre o tema escolhido. Ou seja, crio uma linha de conteúdos que se alimentam constantemente.

Montagem da arte

Na sequência, eu monto as artes em programas de edição profissional ou no Canva. E o primeiro passo neste caso é decidir qual será a frase em destaque (palavra chave da arte) e qual a referência você deseja usar no design.

Legenda

Por fim, para a legenda eu costumo me colocar no lugar do seguidor e pensar no que ele deseja ver no meu feed e então busco gerar conteúdo útil e de valor que possa de fato ajudar quem está do outro lado. Ao final de cada legenda, busco fazer uma chamada para ação para engajar com o público envolvido.

Quando e frequência

Outro ponto importante a ser considerado é quantas vezes por semana você vai postar? Considerando isso, a consistência é o ponto chave para um cronograma de sucesso.

Além disso, qual o melhor horário de postagem? Esta informação, no caso do Instagram e Facebook é possível encontrar dentro da própria plataforma.

Programação das postagens

O Facebook tem uma função nativa que permite o agendamento de postagens tanto para o Facebook quanto para o Instagram. Aqui tem um tutorial no meu canal do Youtube que ensina a fazer o agendamento.

Além disso, o Pinterest, Tik Tok e Youtube também possuem a função nativa de agendamento de postagens.

E pensando em todo o universo que envolve cronograma editorial de postagens eu preparei uma aula e um e-book sobre o tema. Confira aqui.

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