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Como aumentar o engajamento no Instagram

Como aumentar o engajamento no Instagram
Estratégias para você conseguir engajar com os seus seguidores no Instagram

O primeiro passo para aumentar o engajamento do Instagram é saber exatamente com quem está falando e qual dor você resolve. Também é importante ter claro, qual a transformação que seu produto ou serviço gera na sua persona.  A partir disso, que você consegue definir a linguagem assertiva que vai conectar com o seu cliente. Então, segue o passo a passo de Como aumentar o engajamento no Instagram:

Desperte emoções

A linguagem tem impacto direto em como a sua mensagem é recebida por quem está do outro lado. Um ponto importante para obter bom engajamento é no momento em que você estiver fazendo a produção de conteúdo buscar despertar uma emoção em quem está do outro lado.  Quando você ensina, inspira e ajuda quem está do outro lado, você desperta sentimentos como a gratidão, e com isso a pessoa tende a interagir com o seu conteúdo.

Pilar do engajamento

Neste sentido, dentro das redes sociais, as ações são muito rápidas, por isso é importante que deixar claro qual ação você deseja que a pessoa faça: curtir, comentar, compartilhar ou salvar. Seja prático e claro, assim você impulsiona uma ação mais rápida.

Atenção e design

Vale considerar que no Instagram a atenção é o quesito mais concorrido e por isso o seu design precisa ser atraente e bem posicionado, para que quando a pessoa estiver rolando o feed possa identificar rapidamente que o conteúdo é seu e pare para ler.

Conteúdo de valor

Para isso é importante que o seu conteúdo tenha ouro, ou seja, estar bem alinhado as dúvidas e dores da sua audiência.

Posicionamento

Ter um posicionamento claro e assertivo impacta nos seus resultados e no seu engajamento, pois é a partir disso que você atrai as pessoas certas.  Com base nessas informações que é possível definir a sua biografia e a linguagem de todo o seu conteúdo, para então atrair quem está interessado no conteúdo. Quando as pessoas corretas são atraídas, o envolvimento com o seu conteúdo tender a ser muito maior.

Consistência x algoritmo

Não é apenas para a sua audiência que você precisa gerar conteúdo consistente, mas para que o algoritmo entenda o que você faz e quem é o seu público, assim ele vai te recomendar para as pessoas certas. É só assim, que é possível conseguir distribuição/alcance dentro da plataforma.

É a consistência que vai fazer com que as pessoas lembrem de você e vejam no seu conteúdo aquilo que faz sentido para ela, além de ver transformações.

Stories: como aumentar o engajamento no Instagram

Poste stories todos os dias, em vários momentos.  Isso te leva para as primeiras posições dos stories de quem te segue, além de gerar mais conexão e te trazer mais resultados.

Outro ponto importante é fazer enquetes, a cada toque o Instagram entende que as pessoas estão interessadas no que você está fazendo. Então usar todos os recursos é um ponto importante para com criatividade ter pontos junto a plataforma. (Leia aqui o artigo sobre stories que vendem).

Direct: ponto mais alto de enjamento no Instagram

O direct é um dos pontos mais altos do engajamento. Quando as pessoas te enviam mensagens, o algoritmo entende que você está sendo relevante para a sua audiência e com isso, seu engajamento aumenta.

Novidades

O aumento do alcance acontece a cada novidade lançada, pois ele tende a dar mais visibilidade para quem usa e divulga as suas novidades.

Legenda

Evite editar a legenda nos primeiros minutos após a publicação, pois segundo testes, essa ação faz com que a distribuição do seu conteúdo seja menor.

Lives

As lives trazem visibilidade e aumentam a autoridade dentro da plataforma.  Além disso, a maioria das pessoas que produzem conteúdos, não estão dispostas a fazer vídeos ao vivo e isso aumenta o reconhecimento da sua marca. Quando você ganha visibilidade, ganha autoridade no nicho em que você atua.

Momento de postar

Esteja presente no momento em que postar o conteúdo. Interaja com a sua audiência, responda os comentários, directs, faça stories e se possível faça alguns comentários. Pois isso, mostra ao algoritmo que você está ativo dentro da plataforma.

É importante saber usar todos os pilares dentro do Instagram para ter resultados. (Explico tudo neste vídeo do Youtube).

Na realidade, não é uma coisa apenas que você vai fazer que vai aumentar o seu engajamento, mas sim um conjunto de ações estratégicas que você faz e contam pontos junto com o algoritmo do Instagram.

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