Como vender no Facebook? O Facebook morreu?
Eu vejo vários especialistas falando que o Facebook morreu. Para mim, estrategista em marketing digital que atende empresas locais, não, não morreu. Como vender no Facebook? A resposta é que existem várias formas de vender através do Facebook inclusive no orgânico, markteplace, grupos, posts compartilháveis…
Eu faço muitas vendas por lá, tanto para mim como para meus clientes, porém não tenho os mesmos resultados que antes. Isso se explica porque hoje com a concorrência de tantas redes a atenção é dividida e cada usuário tem a sua preferida.
O que acontece na realidade é que ficou bem mais difícil de ter resultados organicamente. Mas então como vender no Facebook?
Com estratégias as vendas acontecem todos os dias… Vamos à elas!
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Posts Compartilháveis
– Você precisa ser assertiva e criativa nos posts, e fazer conteúdos que engajam e viralizam. (mas isso depende do seu público e do seu nicho de mercado). Se você consegue brincar com o humor veja o caso do Chapolin Sincero, que agora é o Sincero Oficial.
– Ainda nesse gancho de posts que viralizam, não precisamos falar exatamente de memes. Mas sim sobre posts compartilháveis. Não é sobre você ou sobre a sua marca, e sim sobre a sua audiência. Quando você posta uma dor, um pensamento de sua audiência, algo que inspira, motiva ou ainda algo que ninguém disse pra ela, o compartilhamento é inevitável, porque representa algo que ele ela se identificou. E o poder da identificação é imenso. É verdadeiramente sobre o que as pessoas gostariam de dizer.
Classificados
– Marketplace. Sim. Os classificados funcionam, vendo sempre por lá.
Grupos de vendas
– Eu vendo em grupos do Facebook, e tenho os meus e dos meus clientes. E isso funciona, mas não é spam. A verdade é que as pessoas querem comprar boas oportunidades e com descontos, e então quando entram nesses grupos elas querem comprar.
– Além disso, o Facebook reviveu com as comunidades (grupos específicos e fechados). E isso é um gatilho poderoso. Todos nós desde os primórdios queremos pertencer a um determinado grupo que nos identificamos. E o Facebook é uma ótima plataforma de entrada para comunidades. Sendo que está bem em alta o marketing de comunidade.
Tráfego pago
– Além disso, sabendo de todas as estratégias que mencionei e aplicando, quando faço tráfego pago, meu custo por resultado é baixo e o retorno é excelente.
Talvez eu venda bem porque muitas pessoas acham que no Facebook já morreu e a concorrência está menor que no Instagram. Eu busco sempre não basear meu negócio em apenas um pilar, mas estar em vários lugares, mostrando ao meu público que meu negócio é estruturado.
Mas não baseie seu negócio apenas nisso, pois as coisas mudam, veja o caso do Orkut, falecido que Deus o tenha. (rsrs) Mas aproveite todas as oportunidades.
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Olá. Gostei muito do seu artigo PARABÉNS, muito
exclarecedor, me ajudou bastante. Ganhou um seguidor.
Não sei se meu contaúdo é tão bom quanto o seu mas se
puder passa lá no meu canal pra me dizer o que acha.
Abraço.