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Dicas para quem deseja empreender

Conselhos para quem deseja empreender sem quebrar/falir
Conselhos para quem deseja empreender sem quebrar/falir

“Nossa Daiane, que sacada essa hein?!” eu ouço algumas vezes. Essa frase me deixa feliz, mas quem fala isso nem imagina o que passei para chegar até aqui. Aprendi na prática o que dá certo e o que não dá para empreender sem quebrar/falir. O primeiro negócio que eu abri as portas não deu certo. Quebrou. Além disso, ao longo destes anos, atendi dezenas de empresas que quebraram, (isso na gráfica que eu tenho junto com a agencia).

Então vou dar 10 dicas para você que sonha empreender:

01 – Tenha uma reserva de emergência onde possa se manter por pelo menos 06 meses sem precisar tirar dinheiro do seu negócio.

02- Identifique seu público alvo e veja se de fato tem público consumidor. Faça uma pesquisa de mercado.

03- Seu produto ou serviço precisa ser a solução de um problema e não uma máquina para você ficar rico da noite para o dia.

04- Esteja disposto a dar o seu melhor a cada dia, mesmo que nos primeiros meses nem tenha salário. Muitas pessoas gastam todo o dinheiro que entra, ficam sem capital e acabam falindo. ( Dinheiro da empresa não é seu, saiba separar e estipule seu salário).

05- Conheça todos os seus custos/despesas. Tenha-os em uma planilha.

06- Fique atento ao mercado, lembre-se do exemplo das locadoras que foram engolidas pela Netflix.

07- Vejo a cada mês, pelo menos uma empresa que investe muito dinheiro em estrutura e na hora do marketing resolve economizar. Sua marca precisa comunicar o valor do seu trabalho. Não adianta todo o investimento em estrutura se as pessoas não souberem isso. Comunique de forma correta.

08- Além da técnica, (por ex. você é confeiteira, e faz isso muito bem), você precisa entender de gestão. Conheço inúmeros negócios que o produto era excelente, mas mesmo assim não deram certo.

09- Se você não consegue montar tudo sozinho, contrate ajuda especializada.

10- Não deixe para desenvolver sua marca por último, ela deve ser a parte principal do seu negócio.

 

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